Escola Livre de Estudos Biográficos
Início em: 1993

Site: www.formacaosp.com.br
Youtube: youtube.com/@eleb_sp Instagram: @eleb_sp

O primeiro grupo do Curso de Complementação Profissional em Biografia Humana foi criado em dezembro de 1993 por Gudrun Burkhard. Inicialmente um curso, em 2007 foi formalizada como Escola Livre de Estudos Biográficos (ELEB-SP), a partir da necessidade de se institucionalizar o conteúdo ministrado, tornando-se, assim, a primeira escola formal em Aconselhamento Biográfico no Brasil. Desde seu início, mais de 20 turmas se constituíram, tendo, em média, uma nova turma iniciada a cada ano. Desde 2012 possui coordenação geral de Marcia Della Negra e Ronaldo Perlatto. É reconhecida pelo International Trainers Forum, iniciativa conjunta que assegura a continuidade e qualidade das Formações Biográficas nos países em que estão presentes e se constituiu como um órgão de certificação vinculado à General Anthroposophical Section of the School of Spiritual Science do Goetheanum de Dornach – Suiça. O curso dura três anos e meio, composto por três etapas, sendo estas: caminho de autoconhecimento a partir da visão antroposófica de ser humano; ampliação do conhecimento e vivência das leis biográficas que regem a vida humana; aprofundamento de temas específicos do Aconselhamento Biográfico – habilitação profissional. Os módulos acontecem em formato de imersão de seis dias, com foco em palestras, atividade artística, exercícios individuais, pequenos grupos e Euritmia. Além disso, o curso possui as tarefas que percorrem o tempo de formação e que complementam o preparo do aluno. Até 2022, 220 alunos foram certificados e estão aptos a atuar como Aconselhadores Biográficos.

Escola Livre Antroposofia
Formação e Estudos Biográficos
Juiz de Fora/MG
Início em: 2005

Tel: (32) 9 9988-5754
Site: www.escolalivremg.com.br
Youtube: youtube.com/@escolalivre Instagram: @escolalivremg

A Escola Livre – Antroposofia – Formação e Estudos Biográficos, foi fundada em 2005, sendo a segunda Escola instituída no Brasil a partir da supervisão da Dra. Gudrun Burkhard que acompanhou o desenvolvimento da Escola de Minas até o seu falecimento em setembro de 2022. Atualmente, a gestão é conduzida pela Médica Antroposófica e Aconselhadora Biográfica a Dra. Angélica Justo e pelo Psicólogo Lucam Justo de Moraes, além disso a instituição conta com o suporte de uma equipe administrativa composta por: tutoria, secretaria, administração financeira, e recursos digitais. Tendo a sua sede em Juiz de Fora-MG. A Escola mineira é reconhecida pelo Fórum Internacional Trainess – www.biography-work.org Goetheanum- Dornach- Suíça desde 2010, um órgão de certificação vinculado à General Anthroposophical Section of the School of Spiritual Science do Goetheanum de Dornach – Suiça e pelo Fórum Nacional de Formação em Aconselhamento Biográfico desde 2013, data da sua fundação. A formação no Aconselhamento Biográfico ocorre em módulos híbridos, como módulos de imersão de quatro dias e módulos on line no final de semana, sendo dois encontros por semestre. Tem em sua estrutura curricular em três níveis: autoeducação/autodesenvolvimento, ampliação profissional e Aconselhador Biográfico, a formação tem a duração de três anos e meio. Nos módulos são oferecidos conteúdos para a pesquisa e estudo da Metodologia Biográfica/Aconselhamento Biográfico, apresentação e estudos de biografias e casos biográficos, atividades artísticas, euritmia, terapias externas, a possibilidade do day use, reciclagem de módulos, educação continuada com cursos, workshop de aprofundamentos na Metodologia Biográfica/Aconselhamento Biográfico. Até 2023 temos 84 alunos formados, 24 em formação e o grupo IX com matrículas abertas para o segundo semestre de 2023.

Biografia e Caminho Iniciático
BCI – Florianópolis/SC
Início em: 2009

Site:bciformacaobiografica.com.br
Instagram: bcibiografiacaminhoiniciatico

A formação “Biografia Caminho Iniciático” nasceu em 2009, em Florianópolis/SC, a partir de um convite da Dra. Gudrun Burkhard a alguns Aconselhadores Biográficos para comporem sua equipe de coordenação. Esse nome surgiu pela afirmação de Rudolf Steiner de que hoje o nosso processo de iniciação deve acontecer na própria vida, enquanto nos confrontamos com nossas histórias particulares e a dos companheiros de jornada. Após alguns movimentos, o grupo atualmente está constituído por sete pessoas, a saber: quatro terapeutas – Amparo del Moral, Simone Ceregatti, Solange Castilho e Solway Topler e três consultores: Maria de Fátima Helou, Marcus Baptista e Matias Klinke. Nossa escola tem , portanto, uma coordenação colegiada e igualitária nas responsabilidades e tomadas de decisão. Em 2023, estamos na sexta turma e já formamos aproximadamente 100 Aconselhadores Biográficos.

Trinus Formação Biográfica do Rio de Janeiro
Início em: 2019

Site: trinusformacaobiografia.com.br
Youtube: youtube.com/@Trinus Instagram: trinusformacao

A Trinus nasceu do desejo de um grupo de amigos, todos Aconselhadores Biográficos, de trazer para o Rio de Janeiro um impulso antroposófico na forma de uma escola de Formação em Aconselhamento Biográfico. Somos um grupo multidisciplinar que utiliza, e muito, o saber das leis biográficas em suas diferentes áreas de atuação, além de atuar como Aconselhadores Biográficos. Nossa diversificada experiência nos possibilitou estruturamos uma formação que alicerça o uso do trabalho biográfico em qualquer situação da vida. Na Trinus os alunos trilham um profundo caminho de autoconhecimento. Durante os módulos, cada um vivencia o aprendizado das leis biográficas pesquisando a própria história de vida e interagindo com colegas, sob supervisão de um coordenador. Essa jornada de autodesenvolvimento e aprendizado constituirá a base para que o aluno se torne um Aconselhador Biográfico e/ou utilize esse amplo conhecimento na sua área de atuação profissional e em qualquer situação que envolva o relacionamento humano. O curso da Trinus é composto de 13 módulos de 5 dias, sendo 4 módulos por ano, com uma atividade de learning group ou laboratório de práticas nos intermódulos. Cada aluno é acompanhado de um mentor ao longo de todo o curso. A Trinus concluiu a sua 1ª turma em março/2023 e foi reconhecida pelo Fórum Internacional de Formadores Biográficos – ITF – Goetheanum/Suíça. Em 2022 iniciamos a 2ª Turma.