O que é o Aconselhamento Biográfico?

trabalho aconselhador biografico

“Tomar a vida nas próprias mãos”, assim é definido o Aconselhamento Trabalho Biográfico por Gudrun Burkhard, criadora da metodologia biográfica. Para isso, é necessário que cada um conheça a sua própria biografia. Muitas vezes conhecemos as biografias de pessoas famosas, mas não a nossa própria; outras vezes, em busca do autoconhecimento por meio de outras terapias, entramos em contato com partes difíceis de nossa biografia, mas perdemos a visão do todo.

Em nossa trajetória de vida atravessamos paisagens ensolaradas, outras mais escuras, encontramos pessoas que foram importantes para nós. Olhando para esse grande panorama, como se estivéssemos no topo de uma alta montanha, descobrimos que tudo possui um contexto maior, inserido nas leis biográficas que determinam certos ritmos e acontecimentos. A visão ampliada, a partir desse olhar panorâmico, oferece-nos a possibilidade de fazermos novas escolhas e construirmos um futuro melhor, diferente, que contemple o significado de nossa missão, enquanto seres únicos no mundo.

Para o Aconselhamento Biográfico a idade mínima é de 28 anos. Casos específicos devem ser avaliados com o/a profissional que irá acompanhar o/a cliente.

Possibilidade de Trabalhos Biográficos

trabalhos biograficos em grupo

Aconselhamento Biográfico em Grupo

O Aconselhamento Biográfico em Grupo acontece no encontro das biografias. Cada pessoa analisa os fatos que compõem as fases da própria vida, compartilha com os outros participantes e pode traçar um caminho de possíveis transformações, com foco no autodesenvolvimento. Para complementar este trabalho são realizadas atividades artísticas, lúdicas e corporais. Um dos benefícios dessa modalidade é que aprendemos não apenas com a nossa história, mas também com a troca que ocorre no encontro com a história de vida dos demais participantes.

Título e autoria da obra: Holy Hour, de Ferdinand Hodler

aconselhamento biografico consultorio

Aconselhamento Biográfico Presencial e On-line

Há um processo de aprofundamento detalhado de cada um dos setênios (fases da vida). Os encontros, geralmente, são semanais e o período de duração deve ser acordado com o Aconselhador Biográfico e, em geral, depende da idade e da circunstância em que a pessoa reconhecerá e tomará consciência do próprio caminho de vida.

Título e autoria da obra: O caminho para Évordes, de Ferdinand Hodler

aconselhamento biografico terapeutico

Aconselhamento Biográfico Terapêutico

Para pessoas que estão em processos de tratamento médico e queiram compreender o sentido da doença em sua vida, em busca de um caminho de transformação. É indicado que o Aconselhador seja profissional da área de saúde, e o trabalho seja acompanhado pela equipe médica do/a cliente.

Título e autoria da obra: Melancolia, de Edvard Munch

aconselhamento biografico higienico

Aconselhamento Biográfico Higiênico

Indicado para pessoas que buscam o autoconhecimento e querem percorrer um caminho de compreensão de sua biografia por meio dos setênios, traçando metas de mudanças comportamentais, de aprendizados e identificando oportunidades de crescimento.

Título e autoria da obra: Lago Thun com reflexo simétrico, de Ferdinand Hodler

aconselhamento biografico tematico

Aconselhamento Biográfico Temático

A partir de um tema, o trabalho é realizado em torno de peguntas com foco nas fases da vida. Como exemplos, podemos citar: casais, relacionamentos, dinheiro e patrimônio, transição de carreira, preparação para a aposentadoria, dentição etc.

Título e autoria da obra: Canção de longe, de Ferdinand Hodler

aconselhamento biografico familiar

Aconselhamento Biográfico: Acompanhamento Familiar e Educacional

Desenvolvido com os pais ou responsáveis, tem como objetivo realizar orientações específicas relacionadas à educação de crianças, adolescentes e jovens, inclusive aos que necessitam de cuidados especiais. O objetivo principal é tornar a relação com o ambiente familiar e educacional mais harmoniosa e proporcionar um espaço de crescimento e de desenvolvimento.

aconselhamento biografico carreiras

Aconselhamento Biográfico para Escolha de Carreira

Realizado com adolescentes e jovens que se encontram na fase da escolha de carreira, e também com adultos que buscam a transição de carreira ou a preparação para a aposentadoria.

aconselhamento biografico empresas

Aconselhamento Biográfico: Empresas, Instituições e Grupos

A atuação do Aconselhador Biográfico em empresas, instituições e grupos abrange a história biográfica da própria empresa ou instituição, sucessão familiar, mudanças de carreira, trabalhos setoriais e intersetoriais, formação de equipes, entre outros. Pode ser aplicado tanto para o primeiro, quanto para o segundo ou terceiro setor.