O livro Metodologia Biográfica escrito por Dra. Gudrun Burkhard em 2002, contém 240 páginas, com gráficos e a biografia de Charles Chaplin, esquematizando o método com as leis biográficas e a transformações, tendo como base a Ciência Espiritual – Antroposofia de Rudolf Steiner.
Apreendemos que no plano físico, não há perfeição, mas apenas imperfeição, assim, é impossível falar de uma solução absolutamente completa e perfeita em qualquer âmbito existencial físico, sendo que a beleza do ser humano é a incompletude e a capacidade constante de um novo aprendizado.
A vida evolutiva não acende continuamente, mas seu curso consiste em fluxo e refluxo; progride com um movimento ondulatório, entre subidas e descidas. O que é realizado no plano físico, sempre dá origem a condições que levam à sua própria destruição após o período de tempo necessário e o que se mantém está em outro plano que denominamos na Antroposofia de anímico-espiritual.
Para o cientista espiritual, portanto, que deseja fixar a sua atenção na realidade e não na ilusão, qual deveria ser a forma de vida para nossa época? Quais são as exigências da nossa época, a quinta época pós-Atlante, segundo a Antroposofia? O que realmente exige que se torne realidade? Com a consciência de que aquilo que é levado à realização será inevitavelmente destruído no curso das reversões cíclicas, se não estiver consciente no presente. No capítulo II do livro ocorre o relato: História da evolução da consciência humana e as épocas culturais, segue um resumo das épocas culturais.
A nossa época, a quinta época pós-atlante, que é essencialmente diferente da quarta época, a greco-latina, e igualmente da terceira anterior, a egipto-caldeia, proto pérsia, proto hindu.
Durante a época proto hindu, proto persa, não se precisava de uma estrutura externa para se reconhecer, a vivência era interior e instintiva.
Na terceira época pós-atlante, a egipto-caldéia, o ser humano via a realidade social externa. Assim, observamos que, a partir da terceira época pós-atlante, a partir da época egípcio-caldeia, esforçou-se para alcançar um arranjo social teocrático em que tudo o que pertenciam às instituições sociais teocráticas estivessem de alguma forma permeado pela religião.
O antigo reino romano, 747 a.C, foi o início da ordem social, as instituições externas, da res publica, aquelas instituições que têm a ver com a administração da vida externa, na medida em que a justiça e a injustiça e coisas semelhantes são levadas em consideração.
Depois veio a época greco-latina, o homem-rítmico, respiratório, se refletiam externamente na estrutura social.
Em nossa época cultural a humanidade deu um passo consciente ao individualismo, gerando um egoísmo. Hoje, em nossas relações sociais atuais, tendemos a um isolamento social. E sabemos que isto irá refletir na estrutura social.
Na sua obra Metodologia Biográfica, a Dra. Gudrun apresenta um método de autoeducação, autodesenvolvimento com base nas leis biográficas antroposóficas, uma possibilidade de transformar o egoísmo da nossa época para uma qualidade anímica-espiritual, que seria o Altruísmo.
As leis biográficas e a metamorfose são apresentadas no livro, ilustrada com a biografia de Charles Chaplin (1889-1977) por meio dos setênios, de uma palavra, frase, gesto, que se transformam em qualidades anímicas-espirituais em sua biografia.
Como base para o estudo e pesquisa na Metodologia Biográfica, Dra. Gudrun explicita a conferência de Steiner em 1918 – GA 186, na qual aponta as três capacidades do ser humano, que são desenvolvidas, a mecanicista, eugênica e a higiênica.
1-Mecanicista ou material – que veio com a revolução industrial, iniciada em 1760, na Inglaterra, máquinas à vapor, construções mecânicas, que depois passaram por fases.
Sendo a segunda revolução industrial, após a segunda guerra, trouxe à tona a eletricidade, que permitiu a manufatura em massa. A terceira fase marca a chegada da eletrônica e a tecnologia.
2-Eugenética- A remoção da reprodução dos seres humanos da esfera do mero impulso arbitrário e do acidente. Ocorrerá principalmente entre os povos do Leste, da Rússia e do interior da Ásia, desenvolver-se-á gradualmente um conhecimento sobre como as leis da população, as leis de povoamento da Terra, devem funcionar paralelamente a certos fenômenos cósmicos. A partir desta informação saberão quando realizar a concepção de acordo as constelações de estrelas, serão dadas oportunidades para que as almas boas ou más em sua natureza, obtenham acesso para a encarnação terrena.
3- Higiênica- A capacidade higiênica atingirá a maturidade simplesmente através da compreensão de que a vida humana, no seu curso desde o nascimento até à morte, progride de maneira idêntica ao processo de uma doença.
“ A biografia é uma doença prolongada, e a doença é uma biografia condensada”- Rudolf Steiner-GA-186
Os processos de doença são, por outras palavras, apenas transmutações especiais e radicais do processo de vida bastante comum e normal que segue o seu curso entre o nascimento e a morte, carregamos dentro de nós não apenas as forças que criam a doença, mas também aquelas que curam.
As três faculdades, a materialista, eugênica e higiênica aparecerão diferentemente distribuídas na Terra e ao mesmo tempo vão se entrelaçar formando uma comunidade social por toda a Terra.
Podemos concluir que a obra da Metodologia Biográfica, oferece uma capacidade de salutogênese, higiênica, isto é, uma força de cura em nossos processos existenciais que se transforma em instrumento de cognição imaginativa, inspirativa e intuitiva, para o apoio em nossa biografia e do outro, com a possibilidade de uma nova profissão, o Aconselhamento Biográfico.
Dra. Angélica Justo – Graduada em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Residência em pediatria pelo Hospital Miguel Couto-RJ, Graduada em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter, Formação em Medicina Antroposófica; Formação em Aconselhamento Biográfico; Cofundadora da clínica médica antroposófica Terapeuticum Raphael; Co -fundadora da Escola Waldorf Paineira; Fundadora e diretora da Escola Livre Antroposofia Estudos e Formação Biográfica de Juiz de Fora/MG
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