“A biografia, a escrita da vida, mostra Quem Eu Sou; minha origem, meus valores, minha qualidade de liderança, meu caráter e principalmente as escolhas que nortearam a minha vida.” Edna Andrade
Vamos falar sobre a vida?
Costumo dizer aos meus clientes e para as pessoas que me perguntam com o que eu trabalho, que explicar uma vivência biográfica vai além das palavras. É necessário viver a experiência desse mergulho em si mesmo. E a cada depoimento de quem se presenteou com essa vivência, sinto que estou no caminho certo de ajudar as pessoas nos seus processos de desenvolvimento e conexão ou reconexão consigo próprias, com sua essência, com aquilo que nutre cada indivíduo, como ser humano e seus diferentes papéis na vida e, acima de tudo isso, com aquilo que é único em cada um.
Assim como viver a experiência biográfica é um processo intenso e único, também o é, ter a oportunidade de morar fora do seu país de origem. Aqueles que vivem ou já viveram uma experiência internacional, sabem das diversas questões que precisam ser enfrentadas diariamente, e por um longo período de tempo, até que se “adaptem” a mudança de vida que essa experiência proporciona. Questões essas que, muitas vezes, envolvem lidar com crises internas, crises com o(a) parceiro(a), com os filhos, identificar e lidar com a solidão que uma vida internacional pode gerar em muitas pessoas, além dos desafios de viver longe da família, dos amigos, da cultura do seu país de origem, do seu povo, dos seus costumes, da sua língua mãe, enfim, muitos são os temas e questões que esse movimento gera nos “buscadores de sonhos internacionais”.
Se abrir a construir ou reconstruir sua vida e continuar escrevendo sua história em um novo país, com uma nova língua, se abrir a construir novas amizades, estabelecer vínculos que pode nos nutrir como seres humanos e que gere conexão, também são ingredientes que compõem esse caldeirão de coisas novas que a experiência internacional proporciona.
E claro que não podemos deixar de falar da importância de construir uma rede de apoio, buscar outros brasileiros na região em que passaram a morar, além de também explorar e estabelecer conexões com as pessoas locais. Até aqui, falamos muito das emoções, conexões, cultura, etc. E, como não podia ser diferente, queremos e precisamos também colocar nosso foco no trabalho. Nesse grande quesito da vida, observamos que, para algumas pessoas, será o momento de buscar outras possibilidades de trabalho que vão além daquelas que já conheciam e realizavam até então no Brasil. Para outros, o foco da mudança acontece justamente em função de um convite de trabalho e as questões de se adaptar à cultura e equipe local, dentre tantas outras questões serão o ponto alto. Para outras pessoas ainda, o foco inicial não será a carreira e, sim, a geração de renda, para depois voltar a pensar em sua satisfação, alegria e propósito no trabalho que realizam.
Um processo de mudança de país envolve vários riscos, alguns mais concretos, outros mais sutis. Independente do tamanho e quantidade de riscos que vamos assumir, o sonho de viver em outro país nos coloca em contato com muitas incertezas, dúvidas internas, angústias e questionamentos sem fim. E isso, no decorrer do tempo, pode levar a uma diminuição ou falta de confiança em si mesmo e pode, inclusive, nos fazer sentir desconectados de nós mesmos e de uma vida que faça sentido e tenha significado e propósito.
Uau, já imaginou lidar com tantas questões diferentes ao mesmo tempo? Isso porque nesse texto só citei algumas… E uma das grandes perguntas que nascem dentro de nós é: Como lidar com tudo isso sozinho? Como pedir ajuda com questões tão sutis, delicadas, e, ao mesmo tempo, profundas e doloridas? Há momentos, inclusive, que é até difícil nomear… o quê mesmo eu estou sentindo?! E como fazer tudo isso em uma língua que não é a sua língua mãe e com pessoas que não compreendem a sua cultura?
Daí, nasce a proposta do meu trabalho: Oferecer a oportunidade de uma experiência biográfica em português para brasileiros que estão vivendo uma experiência internacional.
Os atendimentos acontecem de forma on-line, com uma metodologia que oferece a oportunidade de dedicarmos um tempo de qualidade para um olhar interno profundo, estruturado, guiado, cuidado e protegido para que possamos acessar o que há de mais sagrado dentro de nós. Esse mergulho interno nos ajuda a ter maior clareza daquilo que nos energiza, nos traz vitalidade, nos faz sentir conexão com o prazer de viver, de construir e de realizar. Quando acessamos nossa potência interna, nos sentimos mais fortalecidos para continuar em busca de realizar nossos sonhos, e deixar nosso legado no mundo.
E faz parte também dessa jornada que o trabalho biográfico oferece, trazer luz para o que cada um chama de seu propósito de vida. Se aprofundar e investigar o que cada um pode oferecer para o mundo a partir da sua própria essência e daquilo que pulsa na sua própria história de vida, como a sua marca principal, independente de que lugar do mundo esteja vivendo. Afinal, Biografia e Propósito vão além das fronteiras dos países, nos acompanham internamente, como o nosso fio vermelho que nos diferencia. E, muitas vezes, o nosso propósito fica mais claro, inclusive, a partir do processo de mudança que estamos vivendo, que faz aflorar necessidades antes não acessadas e que passam a nos pedir algo maior como fruto da nossa realização na vida, seja por meio do trabalho, seja por meio da maternidade/paternidade, seja por meio de algo novo que surge nesse processo de mudança.
Até aqui deu pra perceber o quão versátil e especial o trabalho biográfico pode ser? Ele ajuda as pessoas que estão vivendo desafios e crises da vida, inclusive aquelas que situações de mudanças tão profundas, como viver em outro país, nos coloca, bem como, promove um movimento profundo de autoconhecimento, conexão e reconexão com cada um de nós.
Dentre os clientes que já atendi, os temas que mais aparecem nesse contexto de quem vive uma experiência internacional são: A solidão; a exaustão de não ter uma rede de apoio, principalmente para aquelas que são mães e, mesmo para os pais, esse relato da ausência de uma rede de apoio é um fator pesado e difícil de lidar; a desconexão com o parceiro, levando a separações de casais que tinham relações de muitos anos; a dedicação excessiva de horas e horas ao trabalho, entrando em um piloto automático de acordar, trabalhar, voltar para a casa, cuidar dos filhos (quando é o caso), dormir e recomeçar na mesma toada, por anos a fio. Vivendo muitas vezes, sem perceber, o lema do Zeca pagodinho: “Deixa a vida me levar, vida leva eu…” E quando percebe a vida passou… e muitos anos se foram, anos esses que não voltarão mais…
Às vezes, os insights serão intensos e profundos ao realizar esse mergulho, às vezes, serão mais sutis durante a jornada e ficarão reverberando por alguns meses dentro de nós, nas nossas ações e decisões. Como disse uma vez uma cliente: “percebo que muitas das decisões que venho tomando na minha vida nos últimos meses tem a ver com o biográfico reverberando dentro de mim”.
Outro depoimento que gosto muito de compartilhar com as pessoas que querem saber mais desse trabalho tão transformador, é a fala de uma cliente que ao terminar o Workshop disse que esse trabalho devolveu a ela a sua cor e a alegria de viver que estavam guardados no fundo do baú e foi muito importante acessar essas memórias e se sentir conectada novamente consigo e com a vida.
Um outro cliente, por sua vez, dizia durante as sessões que cada encontro o fazia sentir como se tivesse sido transportado para uma outra dimensão. Era uma experiência que gerava conexão profunda e especial com as pessoas que faziam parte do seu grupo do workshop, para ele era uma experiência indescritível se perceber conectado com outras pessoas que conversavam sobre suas questões de vida e não somente sobre trabalho de forma robótica como era o seu contexto atual como empreendedor do seu próprio negócio.
Por fim, queria destacar que a essência do trabalho biográfico é simples: É olhar para nós mesmos, para resgatar o que há de melhor na nossa história de vida, nossos aprendizados, fortalezas, o que mais marca nossa história (nosso fio vermelho), nossos encontros, crises, superações, padrões que se repetem. Esse movimento que o trabalho biográfico proporciona é o de olhar para o que já vivemos e o que nos trouxe até aqui. A partir desse olhar, podemos ajustar a rota – se necessário – e construir a vida que queremos viver, com sentido, significado e propósito, em qualquer lugar do mundo que escolhermos viver. E, por que não, pensarmos também sobre os legados que queremos deixar no futuro.
E é com essa reflexão que quero terminar esse texto para que possamos nos inspirar a olhar para a nossa vida e o nosso propósito. Você que está vivendo essa experiência internacional me conta se essa reflexão fez sentido pra você!
Geise Trintinalia
É Aconselhadora Biográfica, Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Especialista em Processos de Autoconhecimento e Desenvolvimento. Bacharel em Administração, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e com os seguintes cursos de especialização: Psicologia Positiva (Pennsylvania University), Líderes Facilitadores (Adigo), “Co-Active Coaching” (The Coaches Training Institute), Coaching Biográfico (Anita Charton) e Coaching de Propósito de Vida (Sustenta Mundo).
Construiu sua carreira na área de Recursos Humanos por 15 anos em organizações como: Grupo Cia de Talentos, Suzano Holding, Serasa Experian, Libbs Farmacêutica e Porto Seguro, especializando-se em desenvolvimento organizacional, coaching executivo, transformação cultural, modelos de competências, transição de carreira e engajamento.
O impulso por despertar o melhor nas pessoas a partir da essência de cada um nutre sua atividade atual como Fundadora na YOUNIQUE Consultoria em Desenvolvimento em Massachusetts/USA.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |