Simpósio de Anamnese – CIMA Brasil

Prezados sócios, Aconselhadores Biográficos e alunos dos cursos de formação em Aconselhamento Biográfico,
Convidamos todos a nos ajudar a construir um roteiro de anamnese que seja conveniente e possa ser utilizado pela nossa categoria para apresentarmos no Encontro do CIMA. Para isso estamos coletando informações com todos os profissionais que estão em atividade como Aconselhadores Biográficos ou em formação para podermos montar um perfil de anamnese que seja real e verdadeiro dentro do que cada um faz em seu caminho profissional.

Solicitamos que nos envie através do endereço: presidente@associacaobiografica.org.br uma síntese do que cada um entende como anamnese e do que, neste sentido, faz em sua prática profissional para fazer um diagnóstico. Queremos não só receber as informações mas criar algo virtual como uma espécie de fórum onde possamos formar um grupo entre todos os que se prontificarem a participar para que haja troca de experiências e de conteúdos.
É uma idéia muito interessante e será um grande ganho para todos nós como profissionais, o que com certeza irá engrandecer a nossa profissão e a nossa ação.
Esperamos contar com a participação de todos e pedimos que nos comuniquem até no máximo dia 8 de julho de 2016 para que possamos tabular e construir o texto a ser apresentado.
Abaixo replicamos o convite enviado por Ronaldo Perlatto Moderador do Cima Brasil.

“Caros amigos
Temos o prazer de convidá-los para o Simpósio de Anamnese CIMA Brasil, que se realizará em 06 de agosto de 2016 sábado das 8:30 as 18:30 nas dependências da UMAPAZ (Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz).
Av. Quarto Centenário, 1268
Parque Ibirapuera – Portão 7A
São Paulo – SP
Tel.: 11 5572-1004
Em 2004 a ABMA criou o I Simpósio de Anamnese e 12 anos depois o CIMA assume esta iniciativa.
O encontro terapêutico se estabelece na profunda relação entre o eu do profissional de saúde e seu paciente na busca da compreensão do processo saúde e doença. Um ponto essencial que dá inicio a este processo é a anamnese, palavra que vem do grego – ana (trazer de novo) e mnesis (memória).
A proposta deste encontro se deve à importância da anamnese no processo do diagnóstico em qualquer atividade terapêutica. No caso das iniciativas antroposóficas o diagnóstico dos corpos suprassensíveis, assim como dos diagnósticos sistêmicos, se impõem e apresenta características peculiares da racionalidade antroposófica. Cada área tem seu procedimento especifico e será de grande valia para nosso movimento se houver ampla troca de experiências. Neste sentido as experiências acadêmicas nos últimos anos têm contribuído muito no desenvolvimento desta transdisciplinaridade.
O CIMA Brasil é um comitê de caráter horizontal que se propõem a congregar, reconhecer e difundir as iniciativas antroposóficas representativas, em atividade, nas áreas da saúde e educação. Para conhecer as inciativas que o compõem acesse nosso blog: cimabrasil.blogspot.com
Organizadores do Simpósio
Ronaldo Perlatto, Moderador do CIMA Brasil
Ricardo Ghelman, Responsável pelo I Simpósio da Anamnese da ABMA”

Em nome da diretoria da ABAB agradeço a todos pela participação.
Seremos mais fortes e mais visíveis se estivermos unidos.

Berenice von Rückert