Simpósio de Anamnese – CIMA Brasil

A ABAB participou ativamente do Simpósio de Anamnese promovido pelo CIMA, realizado em 06 de agosto pp. em São Paulo – Capital.

O Simpósio foi assim descrito pelos Organizadores:

“Realizamos nosso Simpósio de Anamnese CIMA Brasil no dia 06 de agosto de 2016 nas dependências da UMAPAZ, Parque do Ibirapuera, São Paulo, com a presença  97 participantes além dos organizadores, Ronaldo Perlatto e Ricardo Ghelmam.  Somos muito gratos às 12 inciativas que  se apresentaram em 03 blocos ao final dos quais foi realizado um debate. Esse debate foi baseado  em  03 perguntas para cada bloco: O que é singular a cada uma das anamneses apresentadas; quais os eixos epistemológicos  arquetípicos que caracterizam cada anamneses apresentada; o que há de comum entre as anamneses apresentadas. Os debates  foram constituídos por três momentos: resposta individual a estas perguntas; discussão em pequenos grupos (08) e compartilhamento em plenário.

simposio

Participantes do Simpósio

O clima do encontro foi de troca experiências e grandes aprendizados em conjunto. No início do evento fomos presenteados com uma apresentação musical propiciado pelo Thales Galitesi, filho da Célia Lulo que cantou “por quem os sinos dobram” (vide fotos).  Entre os participantes vinculados as inciativas, participaram do encontro alunos da Residência em PICS, profissionais de várias áreas da saúde, o que é coerente com o modo de ser do CIMA Brasil. A avaliação final foi muito positiva.

Agradecemos os patrocínios da Weleda e Sirimim e da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo. A empresa que nos atendeu com os lanches. Especial agradecimento à Gislanie que nos apoiou secretariando o evento.

Todo o material apresentado, em powerpoint,  estará disponível para os participantes  e também para as iniciativas e será enviado oportunamente. Também será produzido um texto a partir do material coletado nos debates. Solicitamos às iniciativas que participaram que nos enviem texto, em Word, referente à sua anamnese para que se prepare um artigo a ser publicado na Revista Arte Médica Ampliada da ABMA.

Estamos pensando em um aprofundamento deste evento, talvez com encontros a cada 02 anos para aperfeiçoarmos este importante tema. Logo divulgaremos a proposta para em conjunto construirmos este  futuro encontro.

Ronaldo Perlatto e Ricardo Ghelman”

Para ver mais fotos do Seminário, clique aqui e abra o arquivo (em formato pdf).