O que fazemos

A Atual diretoria da Associação, eleita em 2013, tem como meta principal de sua gestão servir ao profissional Aconselhador Biográfico, tornando-se para ele um eixo de referência e apoio, buscando contribuir em diferentes setores do desenvolvimento desta nova profissão: desde acompanhar o processo de inclusão no CBO (Catálogo Brasileiro de Ocupações) do Ministério do Trabalho até criar frentes de apoio à própria profissão.

Como:

1. Na última Assembléia geral foram propostas e aceitas as modificações do Estatuto, entre elas a mudança do nome da Associação que passou a chamar-se Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos. Com isso o caráter da Associação muda, pois agora visa o profissional Aconselhador Biográfico e não o apoio direto às Escolas de Formação;
  2. Trabalhamos em parceria com as três Escolas existentes no Brasil, oferecendo todo o nosso apoio, a começar pela existência, neste site, de campos específicos para cada Escola;
  3. Apoiamos a Escola de São Paulo e trabalhamos junto com ela na realização da comemoração dos 21 anos de existência da Formação Biográfica no Brasil, tendo como homenageada a criadora da metodologia e uma das fundadoras desta Associação, Dra. Gudrun Kroekel Burkhard;
  4. Estabelecemos anualmente um dia que denominamos “Encontro Anual de Trocas” onde os diversos profissionais levam e executam uma amostragem de seu trabalho para que possamos compartilhar e conhecer a ampla gama de possibilidades de execução do trabalho do Aconselhador Biográfico;
  5. A diretoria tem trabalhado exaustivamente para a modificação do site no sentido de colocá-lo a serviço desta nova visão e missão da Associação;
  6. Estamos elaborando o planejamento estratégico da Associação para que possamos ter diretrizes de funcionamento que nos norteiem neste caminhar;
  7. Estamos trabalhando na criação de regionais, onde os Aconselhadores Biográficos possam se apoiar no sentido de “estudo de casos”, bem como no aprofundamento das ferramentas e estudos de antroposofia;
  8. Fomentando e criando mini-cursos para sócios, profissionais, alunos ou mesmo para pessoas interessadas no tema, criando oportunidades de ofertas do trabalho dos nossos sócios;
  9. Constituindo e instalando um comitê de ética;
  10. Apoiando os seguintes órgãos:
    • Fórum Brasileiro de Escolas de Formação Biográfica;
    • International  Trainers Fórum (Fórum internacional das Escolas de Formação, com sede no Goetheanum na Suíça);
  11. Participando como membro atuante do CIMA (Comitê Iberoamericano multidisciplinar  antroposófico);
  12. Divulgando folders e demais prospectos de trabalhos de Aconselhadores Biográficos, bem como de instituições parceiras com o cunho da antroposofia;
  13. Realizando campanha de renovação de sócios e captação de novos sócios;
  14. Elaborando uma cartilha do que somos para entrega no próximo Congresso de Medicina e Simpósio das Terapias e para envio a todos os Aconselhadores Biográficos e Escolas;
  15. Elaborando um informativo intitulado “Informes”.

Para tanto contamos com o apoio do Sr. Roberto Aranha que desde a gestão passada vem prestando gentilmente seus serviços para que, em diversas frentes de trabalho, possamos empreender nossos sonhos e convidamos a todos que juntem-se a nós nesta empreitada.