O início da Escola Livre- Estudos Biográficos – MG

O INÍCIO DA ESCOLA LIVRE – ESTUDOS BIOGRÁFICOS – MINAS GERAIS – JUIZ DE FORA – BRASIL, NO HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO BIOGRÁFICA NO BRASIL

The beginning of the Free School – Biographical Studies – Minas Gerais – Juiz de Fora – Brazil, in the history Biographical Association in Brazil.

Dra. Angélica Justo

RESUMO

O texto relata o histórico da Escola Livre Estudos Biográficos – Minas Gerais – Juiz de Fora – Brasil, dentro da Associação Biográfica no Brasil, e o seu processo de evolução, com as respectivas logomarcas.

ABSTRACT

This report describes the history of the Free School Biographical Studies – Minas Gerais – Juiz de Fora – Brazil , within the Biographical Association in Brazil , and its evolution, with their logos .

1 – HISTÓRICO

A fundamentação da Formação Biográfica encontra-se na obra do filósofo e iniciado húngaro austríaco Rudolf Steiner, mas o primeiro livro com abordagem direta sobre o assunto “As Fases da Vida” foi escrito pelo psiquiatra holandês Bernard Lievegoed. E atualmente existem no Brasil vários livros sobre o assunto de autoria da Drª. Gudrun Burkhard publicados em português e outras línguas pela Editora Antroposófica, além de outros, de autores brasileiros formados pelas escolas de base antroposófica existentes.

O Biográfico é uma revisão da própria história individual em busca das forças internas que são necessárias para tomar a vida nas próprias mãos. Os ensinamentos da Antroposofia permitiram uma nova abordagem que considera a biografia humana como fonte inesgotável de forças favoráveis ao autodesenvolvimento e à cura. O trabalho biográfico é uma ajuda para aqueles que querem aprofundar seu autoconhecimento e autodesenvolvimento, ao mesmo tempo, desenvolver interesse e compreensão por outras pessoas e suas situações da vida. Nele, são ressaltados os lados luminosos e sombrios em cada biografia, tornando-os conscientes e permitindo às pessoas integrá-los em sua própria história, reconhecendo o real valor desses acontecimentos. Isso é realizado por meio de relatos de vivências extraídas de situações concretas da vida.

1.1 O Biográfico no Brasil

A metodologia do trabalho biográfico foi introduzida no Brasil por Daniel e Gudrun Burkhard, ele consultor de empresas e fundador da Adigo Consultores e ela a pioneira da Medicina Antroposófica no Brasil, fundadora da Clínica Tobias e do Centro Artemísia de Apoio ao Desenvolvimento Humano.

O trabalho biográfico se desenvolveu e ampliou nesses últimos 40 anos. Podemos destacar alguns fatos nesse desenvolvimento:

• 1976 o casal Burkhard começa a fazer Workshops de Biográficos na Vivenda da Clínica Tobias em São Paulo. Desde o início, o trabalho de troca pessoal em pequenos grupos foi apoiado na Euritmia, em conferências, no trabalho sobre a própria biografia e em atividades artísticas diárias.
  • 1983 – o casal Burkhard funda a Artemísia como um Centro para o Trabalho Biográfico.
  • 1992 – Drª. Gudrun Burkhard publica na Europa seu primeiro livro: “Tomar a vida nas próprias mãos”, traduzido em várias línguas.
  • 1993 – Drª. Gudrun Burkhard inicia a Formação Biográfica no Brasil.
  • 1997 – Drª. Gudrun Burkhard delega a coordenação da Formação Biográfica a um grupo multidisciplinar de docentes.
  • 2001 (abril) – Fundação da Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia.
  1. A Escola de Minas Gerais

logobwA Escola de Minas foi criada por Drª. Angélica Alves Justo e Berenice von Rückert. Iniciou sua primeira turma no formato Regional Minas Gerais, em 2005, com o apoio pedagógico da Escola de São Paulo com administração logística e financeira de Drª. Angélica e Berenice.

Ao longo do seu desenvolvimento, a Escola de Minas, passou por varias denominações:

2005 – Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia – Núcleo de Formação Biográfica – Regional Minas Gerais – Juiz de Fora.

Escola Filiada a Associação Biográfica Regional da Escola de São Paulo 2006 a 2008.

2008 – Formação Biográfica Minas Gerais – Escola Livre de estudos Biográficos.

formacaoA Escola de Minas e a Escola de São Paulo tornam-se independentes, saem da Associação, e usam uma só logo com as denominações – “Formação Biográfica Minas Gerais – Escola Livre de estudos Biográficos” e “Formação Biográfica de São Paulo – Escola Livre de estudos Biográficos” (ELEB SP). Atualmente a Associação Biográfica é um órgão voltado para o desenvolvimento profissional em Aconselhamento Biográfico e atua independentemente das Escolas.

EscolaMG2009 – 2010 – a Escola de Minas Gerais abandona a logomarca de São Paulo e usa a denominação Escola Livre – Estudos Biográficos – Juiz de Fora – Minas Gerais, sem qualquer logomarca. Suas atividades são supervisionadas por Drª. Gudrun Burkhard.

2010 (fevereiro) – Escola Livre Estudos Biográficos – Juiz de Fora.

logo3A Escola de Minas Gerais, cria sua própria logomarca, nas cores vermelho e laranja, representando o vermelho no nosso sangue portador do nosso Eu e o laranja, representando o homem jupiteriano,  “ a nossa consciência vital”, que seria no processo evolutivo,   a próxima encarnação da Terra. Existe um movimento de virando uma página, para escrevermos uma nova página em nossa biografia, mantendo o nome Escola Livre – Estudos Biográficos – Juiz de Fora – MG.

2013 (maio) – é instituído o Primeiro Fórum Brasileiro das Escolas Livres (ELEB) abarcando as escolas de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina (Florianópolis) alocada na Associação Sagres – “Centro Antroposófico de Educação” que oferece o curso “Biografia e caminho Iniciático”.

2014 (outubro) – a Escola Livre – Estudos Biográficos de Minas Gerais – Juiz de Fora inicia a Turma IV com um novo currículo, criado pela gestora pedagógica Drª Angélica Alves Justo, apresentando módulos curtos e longos com o objetivo de dinamizar o curso “sem perder a qualidade, mas trazendo a essência dos módulos”, atendendo assim uma demanda social. O impulso para esta mudança surgiu, segundo ela, a partir da experiência de sete anos com a escola e o anseio de trazer vitalidade para a escola no seu segundo setênio. Para implementar este novo currículo a escola passou por mudanças administrativas sendo criada uma nova estrutura de funcionamento, ficando a gestão sob a coordenação de  Drª Angélica Alves Justo.

Atualmente a escola de Minas Gerais está filiada a diversos órgãos onde se faz representar:

– Fórum Internacional de Formadores em conexão com a Secção Geral Antroposófica de Ciência

Espiritual do Goetheanum em Dornach- Suiça –  Drª Angélica Alves Justo.

– Fórum Nacional de Escolas Livres- Dra. Angélica Alves Justo.

– CIMA – Comitê Ibero-Americano Antroposófico – Berenice von Rückert.

– Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia – presidente Berenice von Rückert.

2 – MISSÃO, VALOR, FINALIDADE

MISSÃO – Oferecer e criar condições para a divulgação, aprendizado através da autoeducação, autodesenvolvimento e capacitação profissional a partir dos preceitos do Aconselhamento Biográfico e da Antroposofia.

VALOR – Cuidar para que a Formação Biográfica permaneça fundamentada na metodologia biográfica criada por Drª. Gudrun Kroekel Burkhard e na Antroposofia, Ciência Espiritual de Rudolf Steiner.

FINALIDADE – Promover a formação de pessoas para o trabalho de Aconselhamento Biográfico e apoiar o desenvolvimento da ampliação profissional de diversas áreas da saúde e demais atividades profissionais e contribuir para a oficialização dessa nova profissão.

3 – Atualmente:

Estamos com três grupos formados, um grupo em andamento e com a previsão de iniciarmos o grupo V em junho de 2015.

4 – Equipe:

1. Gestora: Dra. Angélica Justo
  2. Docentes: Dra. Angélica Justo, Berenice von Rückert, Dra. Júlia Beatriz Chiericatti, Mariângela Horta, Dra. Laura Lira, Marli Ribeiro, Luís Henrique Sant’Anna, Alexandra Mettrau, Priscila Maria Franco da Frota e Emi Morgado.
  3. Administrativo e financeiro: Luciene Salies e Nilda Barbosa de Almeida.
  4. Enfermeira: Clara Maria de Carvalho.

5 – Rede Curricular:

Com módulos longos (6 dias) e módulos curtos (3 dias e meio). A formação é feita em três níveis, com duração de  três anos e seis meses.