Qual o significado da palavra Aconselhador?

O que é o Aconselhamento Biográfico?

Berenice von Rückert*

 

Aconselhamento Biográfico é uma tradução literal de Biographic Counselling, expressão  utilizada na Europa e nos Estados Unidos para nomear a profissão daqueles que trabalham com a Biografia Humana.

O presente texto intenciona a desmistificação do tema: tanto no sentido do nome do profissional – Aconselhador Biográfico, quanto no sentido da profissão: Aconselhamento Biográfico.

Segundo o dicionário do Aurélio, o substantivo masculino Aconselhamento é:

  1.  Ato ou efeito de aconselhar(-se);
  2.  Educação: Etapa da orientação educativa em que o orientador auxilia o educando na escolha de cursos, profissão, etc;
  3.  Psicológico: Forma de assistência psicológica para solução de leves desajustamentos de conduta.

Podemos encontrar, também em Paulo, o apóstolo, uma belíssima descrição do termo Aconselhamento, em Cartas aos Romanos, escrita em torno do ano 56 d/C. Nela o autor enfatiza sete condutas comportamentais ou, como ele chamou: sete dons.  Dos 7 dons citados, quero chamar a atenção para o 4º dom denominado “Aconselhamento”

“O Aconselhamento era o modo de viabilizar, acompanhar e estimular a caminhada, procurando estabelecer uma linha de coerência com a prática de Jesus” (Bortolini, 2007. pág 81)

Deparar-me com este texto foi de grande importância, porque nossa profissão tem  sido, muitas vezes, colocada em dúvida, pelo fato da palavra Aconselhador ter conotação daquele que dá conselhos e não daquele que acompanha o cliente em seu processo de autodesenvolvimento.

Na busca pelo sentido mais amplo das palavras Aconselhador e Aconselhamento encontrei uma outra profissão, dentro da Filosofia Clínica, que é o Aconselhamento  Filosófico, cujo profissional é designado Aconselhador Filosófico.

Na Filosofia Clínica a expressão é usada desde o final do século passado. O Aconselhador Filosófico ajuda o indivíduo a organizar suas idéias para capacitá-lo  interpretar suas vivências, tomar decisões práticas e alcançar mudanças de comportamento e ampliar a compreensão de sua vida.

E, como quem procura, acha, já diz o ditado popular, lendo o livro de pedagogia waldorf “Renovando a Escola” de Torin M. Finser – professor tutor de professores waldorf,  encontrei a definição para Aconselhamento do ponto de vista da educação. O autor considera que  Aconselhamento é a grande tarefa do tutor, no sentido de que ele apóia o professor no crescimento de seu papel profissional, ajudando-o, à partir da análise e compreensão, de sua atuação em sala de aula e não só de sua atuação didática.

E, ainda, acrescenta que o papel do professor e do colegiado de professores compreende um trabalho social de grupo na organização da escola.

Neste sentido Aconselhar é acompanhar e apontar, através de processos evolutivos, tanto pessoais como sociais ou de grupos, caminhos de autodesenvolvimento, aprendizagem e ações transformadores.

Para Finser, conhecer a história biográfica de uma escola e analisá-la, é um importante passo para compreensão de seus processos e caminho para a aprendizagem e transformação.

 

Bibliografia:

Apostila:  Cartas de Paulo, escritos Joaninos e apocalípticos – Curso de pós-graduação em Cultura Teológica – UCDB – 2016

Bíblia de Jerusalém – Paulus – 10ª reimpressão – 2015. págs 1965 a 1992

Bortolini, José Pe. – Como ler a carta aos Romanos – Paulus –  2007

Dicionário do Aurélio

Finser, Toriin M – Renovando a Escola – Antroposófica – 2014

Menezes, Filipe M. – A idéia geral do Aconselhamento Filosófico, uma introdução – Revista Filosófica de Coimbra – nª 39 – 2011

 

 * Berenice von Rückert

Aconselhadora Biográfica – SP –  1994
Docente da Formação Bioográfica – JF – MG
Supervisora da Escuela Eleusis de Formación Biográfica – Buenos Aires – AR
Presidente da Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos

Compartilhar:
Share

Um comentário sobre “Qual o significado da palavra Aconselhador?

  1. Tânia Cristina Santos Matos

    É … este nome nos confunde mesmo… encontrar um termo para definir uma profissão com tamanha amplitude não é fácil. Para mim, o que mais faz sentido é ter em mente que apoio seres humanos em seu processo de desenvolvimento com base em sua história de vida … sua biografia.
    Muito bom o texto !
    Gratidão pelo esclarecimento.