Nova logomarca da Associação

Desde que definimos o novo objetivo da Associação, que migrou de ser apoiadora dos cursos de Formação Biográfica para ser apoiadora do profissional Aconselhador Biográfico, que temos passado por diversas alterações e definições de objetivos, missão, entre outros.

No encontro de trocas, que aconteceu junto com a Assembleia Ordinária em dezembro de 2014 definimos, durante um profundo trabalho junto com os participantes, os três verbos norteadores para este novo trilhar da Associação:

• agregar os Aconselhadores Biográficos formados;
  • apoiar e divulgar as iniciativas dos associados;
  • expandir através dos Aconselhadores Biográficos, a Antroposofia no Brasil e no mundo.

O uso dos verbos agregar (sentido espiritual), apoiar (sentido anímico) e expandir (sentido físico) abarcando um formato de meta trimembrada.

Nesta mesma Assembleia trabalhamos intensamente na mudança do estatuto para que ele possa estar em sintonia com os nossos novos propósitos.

Em seguida, partimos para o planejamento estratégico e toda a mudança e alterações do site.

Do planejamento estratégico tiramos o nosso slogan: Tudo o que sou e quero vir a ser como sendo esta a grande intenção do trabalho e da busca pelo entendimento da própria biografia. Um trabalho de conhecimento, autoconhecimento e transformação.

Tivemos a grande felicidade de conhecer, como docentes, a aluna da Escola Livre de Estudos Biográficos – Minas Gerais, Tereza Menezes Dalmacio, do grupo V, editora chefe do Grupo Coruja de Comunicação, na cidade do Rio de Janeiro, que gentilmente nos ofereceu a criação do novo logo quando apresentamos a Associação para este grupo da Escola. Nos foi oferecido também toda a arte de papelaria.

Foram alguns meses de estudos e discussões entre a sua equipe e a nossa diretoria, finalmente chegamos a um formato final que nos agradou muito e que queremos lançar hoje a nossa nova apresentação com uma pequena explicação dos motivadores que nos fizeram a chegar neste desenho.

Abab_web-01

Movimento do circulo:
Representa nossa missão: agregar, apoiar, expandir.
Intercalado ao movimento do circulo alguns pontos: Pessoas que querem se conhecer e auto-conhecer, “Tudo que eu sou e quero vir a ser

Cores:
Azul brilhante: que simboliza o pensar interiorizado. Azul cor da terra e da encarnação, com um pouco de luz, em um tom que deixa este pensar num sentido mais elevado.
Laranja: luz e calor – alma e espírito. Cor de júpiter, o planeta ligado ao futuro da Terra. Sentir na luz e querer no calor.

Tipografia:
Utilizamos os tipos de letras conhecidas como letras “antroposóficas” tentando fazer uma integração entre as letras e a imagem.

Queremos agradecer muito às diretorias pioneiras desta Associação por todo início do trabalho realizado e pela construção do belíssimo logo anterior, com riscos em achúria nos dando a idéia de um instrumento musical como uma lira. A Associação pretende continuar sendo este instrumento musical entre os profissionais formados, as escolas, os alunos em formação e o público em geral, trabalhando arduamente para que a profissão de Aconselhamento Biográfico seja conhecida e reconhecida.

Especialmente queremos agradecer a Edna Andrade, Rosa Schoenmaker que trabalharam na criação do logo anterior e a Márcia Della Negra que durante anos carregou sozinha esta Associação não deixando que este impulso se perdesse no tempo.

Acreditamos que esta nova imagem e este novo nome venham a nos trazer a possibilidade e o reconhecimento, que pretendemos trabalhar e principalmente que esta nova imagem mais atualizada possa de fato representar o que queremos. Tentamos atuar dentro de um visual imediato que mostre e “fale” imediatamente o que somos, mas não deixamos de cuidar do lado espiritual, que sentimos o mais importante, subentendido no sentido das cores, no formato das letras e no movimento expresso.