Informes Nº 08

Associação Brasileira de
Aconselhadores Biográficos

Estamos nos aproximando da data de mais uma Assembleia desta Associação. Definimos fazer em Belo Horizonte para fortalecermos o impulso biográfico no Estado e a Escola que tem sua sede na cidade de Juiz de Fora. Nossa intenção é fazermos as Assembleias, que não são de eleição, fora de São Paulo. Apoiaremos assim, as escolas tanto de Minas Gerais, em Juiz de Fora, como de Santa Catarina, em Florianópolis.

Pretendemos associar às Assembleias, cursos de aprofundamento em temas da análise biográfica. Para o período do curso gostaríamos de contar não só com a presença de sócios como dos Aconselhadores Biográficos e alunos das Escolas. Queremos contar também com a presença dos psicólogos e médicos que atuam a partir da biografia.

VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - VII CIPA - CUIABÁ/MT 17 a 20 de julho de 2016. Promovido em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica (BIOGRAPH) – tendo como temática central Narrativas (Auto) biográficas: conhecimentos, experiências e sentidos. (www.viicipa.com.br)

A ABAB foi representada por Tânia Cristina Santos Matos, membro da diretoria.

Abaixo compartilhamos parte de seu relato de avaliação:   O evento: evento acadêmico, realizado pela Universidade Federal do MT, abriu vários momentos para discussão de temas relacionados à Biografia Humana, sob os mais variados enfoques (expressão de saberes, eventos de violência, prática docente, prática profissional, prática de ofícios, percepção de valor das tarefas realizadas, conteúdos narrativos, pensamento narrativo, percepção cultural, percepção social, percepção sociológica, etc.). Em função da minha trajetória profissional, este ambiente acadêmico não me é estranho. Conheço as características típicas das publicações e das exigências científicas. A experiência de escrever na linguagem acadêmica sobre os conceitos da Antroposofia foi um desafio gostoso de vencer.

A minha participação: Por sugestão da própria banca organizadora, apresentei o trabalho intitulado: METODOLOGIA BIOGRÁFICA: um olhar para nossa vida no Eixo temático: DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA e na forma de Sessão de Conversa.

Foram 5 trabalhos apresentados na sala de discussão; sendo que apenas o meu era de cunho terapêutico e ainda que apresentava uma metodologia prática. A repercussão foi ótima. Muitas perguntas acerca das possibilidades terapêuticas me foram feitas e ainda muitos horizontes se abriram para os ouvintes. A novidade foi clara... não conheciam a Antroposofia, nem Rudolf Steiner, nem o Aconselhamento Biográfico nem tão pouco a Dra Gudrun. Ouvi muitos relatos de que iriam ler mais sobre o assunto e sobre as pessoas apresentadas.

A colheita (Trimembrada): Como pontos principais de aprendizados poderia citar:

Selecionamos alguns itens do relatório apresentado:

a) A divulgação da metodologia biográfica na área acadêmica de Letras (já conhecia tal divulgação na Psicologia)

b) A contribuição para a inclusão da Antroposofia na área acadêmica nacional. Trabalhos futuros.
.....
d) A imagem, ainda mais clara, que fiquei em relação ao poder terapêutico do "falar e/ou escrever" sobre a nossa vida/biografia
......
g) perceber o grande espaço para divulgação do Aconselhamento Biográfico, de forma acadêmica, no Brasil e no mundo

h) conhecer autores que podem nos dar referencial teórico acadêmico para a metodologia biográfica
.......
k) A oportunidade de falar pela Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos e contribuir assim para divulgá-la.

Simpósio de Anamnese

Estivemos representados no simpósio de Anamnese realizado pelo CIMA em agosto de 2016. Estavam presentes da diretoria da ABAB: Berenice (presidente), Daniella(vice-presidente), Tânia e Meca, ambas do Conselho Fiscal. Foi um encontro muito rico, onde pela primeira vez se discutiu sobre como cada atividade terapêutica faz o seu diagnóstico e anamnese. Para nós, do Aconselhamento Biográfico, foi muito gratificante ver que das 11 atividades apresentadas quase todas utilizam recursos biográficos para análise de seus pacientes, sejam eles diretamente na história do paciente ou através do histórico familiar, como é o caso do extra-lesson, reorganização neuro-funcional, pedagogia curativa entre outros.

Na análise das apresentações eram vistos os aspectos da trimembração e quadrimembração utilizados, além dos arquétipos Antroposóficos tais como: planetas, zodíaco, temperamentos entre outros.

Peculiar dentro da anamnese biográfica foi o fato de que é o próprio cliente quem faz o seu diagnóstico, através da observa-ção de sua história de vida. Junto com o Aconselhador Biográfico, é o cliente que aponta o momento em que está pronto para a sua transformação ou mudança. O processo bio-gráfico utiliza-se da história passada como condutora e orientadora de uma mudança consciente e transformadora para o cliente.

Este foi o grande diferencial entre a utilização da biografia pelas outras terapias que a utilizam, pois para estas, a biografia serve de suporte para a análise do profissional e é ele quem vai dar o diagnóstico e fazer a anamnese dentro do quadro apresentado.

Clique na imagem para ampliar

Berenice, Ronaldo, Márcia e Tânia
Berenice e Ronaldo
Ronaldo Perlatto

Parcerias

Com grande satisfação comunicamos a todos os sócios as parce¬rias que fizemos com as Editoras Antroposófica e João de Barro. Conseguimos um bom desconto somente na compra de livros editados por elas.

A compra tem que ser feita por telefone ou através de e-mail. Compras na livraria virtual não são passíveis de descontos.

Antroposófica: (11) 5667.9714 marta@antroposofica.com.br João de Barro: contato@editorajoaodebarro.com.br Encontra-se nas editoras a lista de sócios que estão com suas mensalidades atualizadas.

Curso internacional

Estamos em negociação com Vera G. Klein, da Holanda. Ela é uma das fundadoras das Escolas de Formação naquele país e é representante da Formação Biográfica junto ao Fórum Internacional de Formações Biográficas no Goetheanum.

Ainda estamos em negociação sobre o tema e outras informações. A ideia é de associarmos sua vinda na época da Assembleia Geral Ordinária de 2017. Provavelmente estaremos no Centro Paulus para um trabalho de 4 dias.

Enviaremos informações para que se organizem. No entanto, já marquem em sua agenda para outubro de 2017. Sócios terão desconto em sua inscrição.

Estamos conversando com Vera para que o tema trazido possa ser útil tanto aos Aconselhadores Biográficos quando aos psicólogos antroposóficos ou outras áreas que utilizam a biografia como tema central em seu trabalho, como o médico antroposófico. Queremos trazer um tema de aprofundamento para os profissionais para que possam fortalecer o seu trabalho.

Site

Por solicitação de alguns sócios foi ampliada a área de abran-gência de divulgação do sócio em sua página individual.

No entanto poucos foram os que entraram em sua página para complementarem suas informações. Queremos ressaltar que o site foi feito não só para a divulgação da Associação para um público leigo, mas principalmente para que o associado possa mostrar o seu trabalho e fazer sua divulgação.

Se como sócio você tem um artigo, uma pesquisa que queira divulgar e compartilhar, por favor entre em contato conosco. Visite sempre o site e também a nossa página no Facebook. Vamos desenvolver um trabalho integrado e vivo.

Criamos um canal para fazer pequenos filmes sobre o trabalho biográfico. Ainda não fizemos o lançamento. Gostaríamos de contar com a colaboração dos sócios nestas filmagens.