Informes nº 07

Aconselhadores Biográficos

Resignificando
a identidade

Durante o ano de 2015 a diretoria da Associação teve vários encontros com Hélcio Padrão da Vitadenarium e da Ethica Consultoria para trabalharmos intensamente no nosso planejamento estratégico.

Importante ressaltar que definimos dois focos principais de ação: o profissional recém formado que está iniciando seu caminho nesta profissão e o profissional já estabelecido que pode ser um parceiro da ABAB no desenvolvimento dos novos profissionais e na ampliação da profissão.

Vamos criar 4 vertentes de trabalho que consideramos significativas:

• • O profissional no início de carreira;

• • O profissional já estabelecido;

• • O profissional não sócio;

• • O aluno em formação.

Queremos já no início de 2016 articular várias ações nesta direção.

Contamos com a participação de todos.

“Você jamais atravessará o oceano até que tenha coragem de perder o litoral de vista. ”

Cristóvão Colombo

Desafios da Associação 2015/2017

• Legalizar a profissão;
  • Formar parcerias com as Escolas do Brasil para apoiar e divulgar;
  • Divulgar a Biografia como caminho de autodesenvolvimento dos Profissionais e dos Clientes;
  • Apoiar Instituições Antroposóficas;
  • Promover encontros de trocas entre profissionais e apoiar o desenvolvimento de pesquisas na área da Biografia;
  • Divulgar a Associação e o Aconselhador Biográfico como classe profissional, para fortalecer sua identidade;
  • Criar regionais para fomentar encontros, estudos e pesquisas;
  • Oferecer cursos de aprofundamento para Aconselhadores e apoiar e divulgar cursos de associados;
  • Criar um comitê de ética da profissão;
  • Captar novos associados;
  • Criar uma cartilha que comunique o que é a Associação;
  • Manter um informativo da Associação para fortalecer vínculo;
  • Participar do Fórum de Escolas de Formação e do CIMA.

Nova Diretoria.

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em São Paulo, na Clínica Tobias no último dia 14 de novembro de 2015 foi eleita a seguinte diretoria:

Presidente: Berenice von Rückert – formada pelo grupo I de SP e co-fundadora da Escola Livre de Estudos Biográficos de MG, residente em Belo Horizonte.

Vice-Presidente: Daniella Assumpção Liu Herzog – formada pelo grupo X de SP, residente em São Paulo.

Secretária: Alexandra Mettrau – formada pelo grupo I de MG, residente no Rio de Janeiro.

Tesoureira: Ana Maria Lucchesi Vasconcellos Cunha – formada pelo grupo I de MG, residente em Belo Horizonte.

Conselho Fiscal: Meca Vargas – formada pelo grupo VII de SP, residente em SP; Tânia Cristina Santos Matos – formada pelo grupo I de SC, residente em SP.

O mandado é de 2015 a 2017. Foram reeleitas: Berenice, Ana Maria e Alexandra.

Agradecimentos.

Agradecemos imensamente às sócias: Laura Lira, Haydée Lemos e Lilian Martinho por sua participação e apoio na diretoria anterior.

Novo Logo

Repensando a Associação, definimos que precisamos de uma nova marca que retrate nossa mudança, que, inclusive começa pelo próprio nome. Realizamos vários estudos e, em breve lançaremos o novo logo. Para este trabalho contamos com o apoio de Tereza Dalmácio, do grupo V da Escola de Minas Gerais, a quem agradecemos profundamente o empenho e a compreensão das nossas peculiaridades, resultando em um belo trabalho, muito consonante com nossa nova identidade.
AGUARDEM!

Atas e Estatuto

Estão disponíveis no site as atas e o Estatuto da Associação. Entre na Área Restrita, faça seu login e vá em Associação, no Menu.

Campanha para se associar

Iniciamos uma nova campanha para formarmos um corpo mais forte de sócios Aconselhadores Biográficos.
Queremos continuar trabalhando com o princípio que Rudolf Steiner desenvolveu em seus livros sobre a questão social e sobre o significado de uma associação. Para ele a associação tem o papel do protetor espiritual da iniciativa e associar-se significa confirmar espiritualmente a confiança neste impulso e a vontade de apoiá-lo para que ele possa acontecer no mundo terreno.
No entanto sabemos que a motivação do mundo terreno não é esta e que é importante oferecermos algo que o alimente também e não apenas o mundo espiritual.
Neste sentido:
  1. fizemos uma parceria com a Editora Antroposófica: 10% de desconto para associados, na compra de livros editados por ela. Até o final de fevereiro estaremos colocando em dia as renovações dos sócios e os novos sócios para enviarmos a lista de nomes para a editora. Este desconto é válido para comprar na livraria e também através da internet ou por telefone;
  2. disponibilizaremos, através do youtube, conteúdos de apoio. Veja no site mais detalhes na página principal em Novidades;
  3. utilizaremos mais os veículos de comunicação disponíveis oferecendo cursos de longa distância; encontros virtuais para discussão de caso; aprofundamento de conteúdos entre outros;
  4. criaremos um grupo de apoio ao profissional que está co-meçando sua carreira oferecendo supervisão em seus atendimentos.
  5. continuaremos com o projeto das Regionais fomentando encontros não só para sócios, mas para os não sócios, alunos em formação e público em geral interessado;
  6. disponibilizamos, na aba da lateral esquerda do site, a divulgação dos trabalhos efetuados pelos sócios;
  7. criaremos uma página por sócio no site, para sua divulgação individual, ampliando a divulgação existente com mais informações, como fotos, portfólio dos trabalhos realizados, entre outros tópicos;
  8. promoveremos encontros presenciais de trocas e aprofundamento de conteúdos.
Contamos com o apoio de todos nesta nossa Campanha. Quanto maior o volume de sócios, mais teremos forças para lutar por esta nova profissão e mais conseguiremos colocá-la no patamar de reconhecimento que ela merece. Sabemos o quanto é necessário no mundo de hoje o conhecimento de si, de sua biografia como sua mestre.

Não mais um guru, mas a própria vida como seu caminho de pesquisa, autoconhecimento e desenvolvimento. O espírito atuando na matéria e se manifestando em sua história de vi-da. Este é o trabalho do Aconselhador Biográfico, apoiar e ajudar as pessoas a conhecerem este Ser Espiritual que existe por trás de todas as manifestações do cotidiano da vida. E, é esta missão que temos a obrigação de apresentar para que possamos ajudar o mundo a se transformar e se tornar mais espiritualizado. É pouco, é pequeno, mas é o que está a nosso alcance.