Informes nº 06

Tudo que eu sou
e posso vir a ser!

3º Encontro de Trocas

Vamos colocar esta profissão no mundo.
No próximo dia 14 de novembro será realizado na biblioteca da Clínica Tobias em SP das 9:00 as 17:00hs o nosso Encontro de Trocas.

Se você quer fazer alguma apresentação sobre o seu trabalho entre em contato, veja maiores informações e inscreva-se em http://goo.gl/JRxRx5.

As experiências e avaliações dos outros encontros foram muito positivas, pois, é uma grande oportunidade de conhecermos como está sendo desenvolvido o trabalho do Aconselhamento Biográfico através de diferentes vertentes e criatividades.

Assembleia Geral Ordinária

No dia 15 de novembro (proclamação da república) estaremos realizando nossa Assembleia Geral.
Compareça, participe e nos ajude no desenvolvimento da Associação

Escolas de Formação

As Escolas de Formação Biográfica continuam com vagas abertas para as turmas que se iniciaram. O prazo é limitado.
Entre em contato:

Escola de MG:
Dra. Angélica Justo: justo.angelica@gmail.com LucieneSalies: lucienesalies@yahoo.com.br

Escola de SP: Karla Perlatto: contato@formacaobiograficasp.com.br

Escola de SC: Beatriz: secretaria@asssagres.org.br

Site

O site e o facebook da ABAB estão à disposição de todos os sócios. No facebook deixe seu chamado profissional e coloque uma pequena resenha de como o desenvolve. Se quiser fazer a divulgação de seu trabalho através do site mande-nos o arquivo em JPG para que possamos colocá-lo em cursos. Caso tenha desenvolvido um artigo podemos divulgá-lo.

Se ainda não é sócio ou ainda é aluno e quer participar entre em contato conosco. Todas as solicitações passam por uma equipe que analisa o conteúdo antes de sua divulgação.

Inspire-se nos versos do site que se encontram na lateral superior esquerda, na parte superior

ABAB no Congresso.

Participaram do XII Congresso de Medicina Antroposófica e do VII Simpósio das Terapias a presidente Sra. Berenice von Rückert, a Vice-Presidente Dra. Laura de Lira e Oliveira e a tesoureira Sra. Ana Maria Lucchesi Cunha Vasconcelos. Compartilhamos um stand com as 3 Escolas de Formação e tivemos um número significativo de visitantes. Foi elaborado um folder explicativo do que é a ABAB e quais são os seus projetos até o final de 2015.

Reunião dos associados e interessados.

Durante o Congresso conseguimos que constasse da grade de atividades um horário em que se reuniram os sócios presentes e contamos com a participação de pessoas interessadas na formação biográfica.
A gestora da Escola de São Paulo, Sra. Márcia Della Negra,fez um breve histórico da Associação e relatou a todos o atual funcionamento da Escola de São Paulo, que está com o seu XV grupo em andamento. Falou ainda de outros cursos que a Escola vem desenvolvendo para os ex-alunos. A seguir a gestora da Escola de Minas Gerais, Dra. Angélica Alves Justo falou sobre o funcionamento da Escola e informou estar começando o V grupo.
A Presidente da ABAB falou sobre a nova modalidade de trabalho e objetivos da Associação e quis concentrar a reunião em um tema que é um dos pontos propostos de sua gestão, que é a criação das regionais. Várias pessoas se manifestaram, elogiaram a proposta de apoio ao profissional e se colocaram interessadas em levar para o seu local a criação de uma regional. Recife, Aracajú e cidades do interior de São Paulo deverão estar articulando a criação destas regionais.

Planejamento Estratégico

Demos início à construção do planejamento estratégico da ABAB. Em reunião intensiva na Vitadenarium, sob a coordenação do Sr. Hélcio de Castro Padrão e com a participação da diretoria nos cargos de presidente, secretária e tesoureira, trabalhamos os seguintes pontos:
  • Visão – Olhando para daqui a 20 anos vemos:

Pessoas que querem encontrar sentido e desenvolver suas vidas e carreiras buscam apoio de profissionais capacitados para o trabalho de Aconselhamento Biográfico.

• Missão

Agregar  – os Aconselhadores Biográficos formados;
    Apoiar   – e divulgar as iniciativas dos associados;
    Expandir – através do Aconselhamento Biográfico, a Antroposofia no Brasil e no mundo.
    Divulgar o que os meus parceiros e eu fazemos no desenvolvimento do trabalho biográfico;
    Promover, apoiar e agregar os profissionais da área em seu autodesenvolvimento e em seu trabalho;
    Apoiar as pessoas em suas perguntas;
    Expandir a antroposofia;
    Reconhecer e referendar os profissionais e seus trabalhos como Aconselhadores Biográficos.

• Princípios e Valores – a serem ainda delineados
  • 1. - Confiança;
  • 2. - Cooperação (entre associados);
  • 3. - Fundamentação (ser base de apoio para associados);
  • 4. - Reconhecimento;
  • 5. - Pertencimento;
  • 6. - Integração;
  • 7. - Comunicação e Visibilidade;
  • 8. - Transparência e clareza;
  • 9. - Aperfeiçoamento (imperfeição).
Até aqui chegamos. Temos previsto um encontro no mês de setembro. para ais uma sabatina intensiva dando continuidade ao trabalho.

Recadastramento

Continuam em aberto várias fichas de sócios que ainda não se manifestaram através do processo de recadastramento. Serão considerados sócios somente aqueles que se recadastraram e apoiaram financeiramente a ABAB escolhendo seus valores de contribuição. Veja no site maiores informações.

Notícias do CBO

Recebemos a informação que nossa solicitação no Ministério do Trabalho para inclusão no Cadastro Brasileiro de Ocupações com o título de Aconselhador Biográfico vai ficar para a agenda do ano que vem. Estaremos acompanhando, cobrando e colocaremos todos a par.