Inauguração e início

Histórico da Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia – por Marcia Della Negra

A Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia, “Associação Biográfica”, foi fundada em 26 de agosto de 2000 em Assembléia realizada na Artemísia, após um intenso trabalho preliminar realizado por Maria Angélica Carneiro, Alexa Pratley, Ronaldo Perlatto e Rosa Schoenmaker.

A Associação foi fundada para acolher a Formação Biográfica que desde 1993 havia começado no Brasil, mas que até então não havia se configurado como uma entidade jurídica. Nessa oportunidade seguimos o modelo adotado, para a sustentação dos cursos que Dra. Gudrun Burkhard ministrava na Europa.

Dessa forma a Associação Biográfica, 7 anos mais jovem que a Formação, passou a abrigar o Curso de Formação Biográfica Antroposófica.

Dessa união entre a Associação e a Formação surgiu o impulso para compartilharmos com os demais formadores das terapias antroposóficas, a necessidade de fortalecimento desses grupos de formação. Foi desse impulso que surgiu há 7 anos, em 2004, a Associação Sophia que em consonância com as intenções que lhe deram origem deveria trabalhar para constituirmos uma Universidade Livre Antroposófica, o que efetivamente ainda não ocorreu.

Chegamos ao ano de 2007 que marca a saída da Formação Biográfica da Associação Biográfica. Atendendo a realidade jurídica do Brasil constituímos uma sociedade jurídica ESCOLA LIVRE DE ESTUDOS BIOGRÁFICOS  – FORMAÇÃO BIOGRÁFICA em julho deste mesmo ano.

Desde então a Associação Biográfica tem buscado um novo caminho para fortalecer a identidade do Aconselhador Biográfico no Brasil através da participação efetiva dos seus membros.

A ELEB-SP encarregou-se de elaborar o material para a inclusão do Aconselhador Biográfico no Cadastro Brasileiro de Ocupações, sendo esse o primeiro passo para o reconhecimento dessa nova profissão, no Brasil.