Nossa História

A Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com base na Antroposofia foi fundada em 26 de agosto de 2000 em Assembleia realizada na Artemísia – Centro de Desenvolvimento Humano, após um intenso trabalho preliminar realizado por Maria Angélica Carneiro, Alexa Pratley, Ronaldo Perlatto e Rosa Schoenmaker.

Rosa relata no livro Impulso Biográfico e suas origens na Artemísia o seguinte: “lá pelos idos de 1998, surgiu o impulso de se fundar uma associação que congregasse os ex-alunos com o intuito de dar continuidade aos aprofundamentos, bem como de proteger a profissão dos Aconselhadores Biográficos no Brasil. Era uma necessidade de unir as pessoas que estavam se formando e a figura jurídica que mais se prestava a isto era uma associação”.

Naquela época, os Aconselhadores Biográficos eram associados ao Verein fur Biographiearbeit auf Grundlage der Anthroposophie (Associação para o Trabalho Biográfico com base na Antroposofia). A partir desse novo impulso, entraram em contato e propuseram ser um ‘braço’ daquela associação internacional. Assim, a associação brasileira foi gestada com base nessa associação internacional; mas, logo esta foi dissolvida e a Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico ganhou vida própria.

A Associação foi registrada em 25 de Abril de 2001 e aprimeira diretoria foi composta por: Gudrun Burkhard na Presidência, Rosa Angela Chaves Schoenmaker na Vice-Presidência, Márcia Della Negra na Secretaria, Maria Angélica Carneiro na Tesouraria, Ronaldo Perlatto, Jair Moggi e Hércules Randazzo na Controladoria e Alexa Pratey como Apoio.

Os objetivos iniciais eram:

• Difundir o Aconselhamento Biográfico.
  • Promover condições para pesquisa e troca com iniciativas similares.
  • Regulamentar as condições de atuação.
  • Colocar o Aconselhamento Biográfico dentro do contexto de profissões similares.

A Associação também tinha o objetivo de acolher a Formação Biográfica que desde 1993 havia começado no Brasil mas que, até então, não havia se configurado como uma entidade jurídica. Dessa forma a Associação Biográfica, sete anos mais jovem que a Formação, passou a abrigar o Curso de Formação Biográfica Antroposófica.

Dessa união surgiu o impulso para ser compartilhado, com os demais formadores das terapias antroposóficas, a necessidade de fortalecimento desses grupos de formação. Foi desse impulso que surgiu, em 2004, a Associação Sophia que, em consonância com as intenções que lhe deram origem, deveria trabalhar para ser constituída uma Universidade Livre Antroposófica, o que efetivamente ainda não ocorreu.

O ano de 2007 é marcado pela separação dos trabalhos da Associação Biográfica e da Formação Biográfica. Assim surgiu a sociedade jurídica Escola Livre de Estudos Biográficos de São Paulo (ELEB-SP) em julho do mesmo ano. Em 2018 a Associação Biográfica realizou o 1º Simpósio de Aconselhadores Biográficos com o tema “O coração como cerne espiritual da biografia”. Foi presencial na Clínica Tobias e contou com o apoio da Editora João de Barro. Já em 2019, aconteceu o 2ª Simpósio, também na Clínica Tobias, com o tema “Os 7 Processos Vitais: Consciência e Consistência na Metodologia Biográfica”. Importantes eventos para o fortalecimento do impulso antroposófico e para atuar junto a formação continuada dos Aconselhadores Biográficos.

Prestes a completar 22 anos, a Associação Biográfica segue com o objetivo de apoiar o trabalho do Aconselhador Biográfico certificado para que este profissional seja agente de transformações positivas na sociedade através da sua atuação no mundo, junto aos seus clientes. Vamos fortalecer esse impulso juntos?

Cronologia das Diretorias ABAB

1ª Diretoria (2000 a 2007)

Presidente: Gudrun Burkhard

Vice-Presidente: Rosa Angela Schoenmaker

Secretária: Edna Andrade

Tesoureira: Márcia Grechi Della Negra

Conselho Fiscal: Ronaldo Perlatto

4ª Diretoria (2011-2013)

Presidente: Thaïs Burmeister de Campos Pires

Vice-presidente: Márcia Grechi Della Negra

Secretaria: Marlene Salomé

Tesoureira: Leila Tamella de Faria Souza

Controladoria: Ronaldo Perlatto, Maristela Francener, Maria Lúcia D’Andrea Andrade

7ª Diretoria (2017-2019)

Presidente: Delcimar Cunha

Vice-presidente: Daniella Liu Herzog

Tesoureira:  Berenice Ruckert

Secretária: Ana Cristina Marg

Conselho Fiscal: Tânia Cristina Santos Matos e Ana Maria Luchesi

2ª Diretoria (2007 -2009)

7 de agosto de 2007 – Assembleia Geral Ordinária

Presidente: Márcia Grechi Della Negra

Tesoureira: Adriana Ortiz

Controladoria: Zilda Aparecida Lemes Barbosa de Andrade, Maria Regina Ferreira da Silva e Nelson Souza Dominguez.

5ª Diretoria (2013-2015)

Presidente: Berenice Ruckert

Vice-presidente: Laura de Lira Oliveira

Secretaria: Alexandra Metrau Gonçalves Gomes Pinto

Tesoureira: Ana Maria Lucchesi Cunha Vasconcelos

Conselho Fiscal: Haydee Virginia da Costa Lemos e Lilian Vaz Martinho

8ª Diretoria (2019-2021)

Presidente: Sylvia Beatrix Pereira

Vice-presidente: Delcimar Cunha

Tesoureira: Fernanda Delfini Cera

Secretária: Vanessa Teixeira

Conselho fiscal: Ana Cristina Marg, Roberta Henriette Alves Marques

3ª Diretoria (2009-2011)

Presidente: Márcia Grechi Della Negra

Vice-presidente: Maria Regina Ferreira da Silva

Tesoureira: Adriana Ortiz

Controladoria: Zilda Barbosa de Andrade, Maria Regina Ferreira da Silva e Nelson Souza Dominguez.

6ª Diretoria (2015-2017)

Presidente: Berenice Ruckert

Vice- presidente: Daniella Liu Herzog

Tesoureira: Ana Maria Lucchesi