Euritmia Terapêutica

Origem

A euritmia terapêutica, elaborada e desenvolvida por Rudolf Steiner (1861-1925), é parte das terapias de apoio da Medicina Antroposofica, a qual amplia a medicina convencional, na medida em que considera os atributos anímicos e espirituais do ser humano. Ela foi introduzida por ele durante o segundo curso para médicos em Dornach de 12 a 18 de abril de 1921. Foi desenvolvida como uma terapia do movimento fundamentada na euritmia artística.
O que é euritmia terapêutica
Os movimentos da euritmia terapêutica são baseados na organização da fala humana ao produzir sons vocálicos e consonantais. Dentro desse aspecto os movimentos corporais são uma conversão metamorfoseada da fala funcional. Esses movimentos são agora modificados pelas necessidades terapêuticas especificas de cada pessoa e feitos de uma forma diferenciada baseando-se no conhecimento do ser humano sobre o ponto de vista da Medicina Antroposófica.

Na terapêutica cada vogal e cada consoante tem seu gesto e movimento característico e, ao serem executados e vivenciados, estimulam as forças sanadoras do próprio organismo, atuando como um medicamento.

Área de atuação e situação legal

A euritmia terapêutica tem sido usada com sucesso nos últimos 90 anos, sendo pesquisada e cientificamente documentada.

A partir de um diagnóstico a sua atuação acontece no nível somático e funcional das enfermidades, buscando reverter os processos orgânicos debilitados para sua dinâmica original saudável. Harmoniza alterações emocionais, psicossociais e cognitivas.
Está inserida em diversos âmbitos terapêuticos: em hospitais, clínicas, consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos, escolas e estabelecimentos sócios terapêuticos, tendo adquirido plena autonomia como recurso terapêutico no tratamento de distúrbios e enfermidades.

Grupo IAO

Este é o grupo que cultiva e mantem o trabalho da euritmia terapêutica. Está ligado à ABRE – Associação Brasileira dos Euritmistas.
grupo-iao@googlegrups.com
Contato dos Euritmistas Terapêuticos atuantes:
São Paulo – Clinica Ametista: CECILIA TEIXEIRA – ceciliateixeira@terra.com.br
– Clinica Tobias: ELIZABETE CANELADA – elizabeteuri@gmail.com