Ata da Assembleia Geral Ordinaria – 14/11/15

Associação Brasileira para o trabalho biográfico com base na antroposofia

Aos 14 de dezembro de 2015, na Rua Regina Badra, 576 – Alto da Boa Vista, São Paulo – SP, CEP 04641-000, reuniram-se os associados e demais interessados identificados na lista de presença que, assinada por todos,  fica fazendo parte integrante da presente ata para todos os fins de direito, com o objetivo de apresentar o relatório da Diretoria e deliberar o que ficou definido na forma proposta do edital de convocação enviado a todos os associados nos termos das disposições contidas no estatuto vigente.  Informamos ter ficado prorrogado o mandato da diretoria anterior, de agosto próximo passado até a data de hoje.    A Assembléia foi presidida pela Sra. Berenice von Rückert e secretariada pela Sra. Alexandra Mettrau Gonçalves Gomes Pinto Guedes, tendo início às 09h30min, em segunda convocação, com o quórum existente para sua realização.  Dando início aos trabalhos, a Presidente apresentou os Membros da Diretoria presentes: Berenice von Rückert, residente em Belo Horizonte – Diretora Presidente, e Alexandra Mettrau Gonçalves Gomes Pinto Guedes, residente no Rio de Janeiro Secretária; Presidente e Ana Maria Lucchesi Cunha Vasconcelos, residente em Belo Horizonte.  Após dar as boas vindas a todos foi feito uma rodada de apresentação dos participantes no sentido de criar um clima de amabilidade entre todos. Como primeiro ponto foi realizado a eleição da diretoria para o período de dezembro de 2015 a dezembro  de 2017 ficando definida da seguinte forma:   Diretora Presidente: Berenice von Rückert, brasileira, solteira, cientista social e aconselhadora biográfica, CPF nº 257.711.596-20, residente à Rua Araparí – 194, bairro São Geraldo, Belo Horizonte – MG;  Diretora Vice-Presidente: Sra. Daniella Assumpção Liu Herzog, brasileira, casada, arquiteta e aconselhadora biográfica, CPF nº 855.923.157-91, residente à Rua Alberto Hodge – 540, bairro Alto da Boa Vista, São Paulo, SP;    Diretora Secretária: Alexandra Mettrau Gonçalves Gomes Pinto Guedes, brasileira, casada, psicóloga e aconselhadora biográfica, CPF nº 014.938.807-13 – residente à Rua Haddock Lobo – 217, bairro Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.   Diretora Tesoureira: Ana Maria Lucchesi Cunha Vasconcelos, brasileira, casada, psicóloga e aconselhadora biográfica CPF nº 409.256.256-04, residente a Rua Maranhão, nº 339 aptº 1105 -bairro da Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG.  Conselho Fiscal:   Sra Mechthild Elisabeth Weier Santos Vargas, alemã, separada,  músico terapeuta e aconselhadora biográfica, CPF nº 041.058.238-76 –  residente à Rua Nilo Torres 100 Apto.72, Jardim Umuarama – São Paulo – SP e Sra Tânia Cristina Santos Matos, brasileira, casada, consultora e aconselhadora biográfica, CPF nº 104.034.708-89, residente à Rua Desembargador Júlio César de Faria – 91 aptº 42 C, Jardim Bonfiglioli, São Paulo – SP.   Em seguida a Presidente relatou as atividades da Diretoria no ano 2014 até 2015 como segue: a) A Sra. Presidente com o apoio das senhoras secretária e tesoureira fizeram um relato histórico da associação, de seus objetivos iniciais e das intenções de modificações atuais. Neste momento a Sra. Tânia Cristina Santos Matos perguntou se a cada diretoria a conta bancária e o endereço da associação mudaria. A Sra Presidente com o apoio da Sra secretária disseram que a associação não tem uma sede fixa e que a mesma depende do local onde mora a(o) presidente.   O ideal da diretoria é que tenha representante das três escolas existentes no Brasil atualmente. O que foi observado é que facilita muito se  presidente e secretário(a) morarem na mesma cidade em função de assinaturas principalmente. b) Apresentação financeira, despesas diversas, entradas de sócios e doações. c) Participação representativa da Associação no XI Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica e no VI Simpósio de Terapias Antroposóficas. Participação em reuniões do CIMA–Brasil (Comitê Ibero-Americano Multidisciplinar Antroposófico). d) Foi informado que houve uma modificação no quadro de sócios e atualmente estamos com 30 sócios, durante esta gestão foram feitas várias ações para criar vínculos com os profissionais aconselhadores biográficos no sentido de tornarem-se sócios. e) Em relação ao site continuamos agilizando e operacionalizando para que ele sirva de veiculo de comunicação não só entre a associação, os associados e os aconselhadores profissionais, mas que possa ser um veículo de divulgação para o grande público desta profissão nova no mercado. No site continuam as colunas de divulgação dos cursos dos sócios, coluna de divulgação divulgações institucionais das atividades

vinculadas a antroposofia  f)  Foi constituído uma página no face-book para maior abrangência e divulgação.Foi emitido virtualmente 6 números do Informes, que tem por objetivo informar aos associados as novidades da Associação. g) Durante este ano a Associação investiu no  Planejamento Estratégico da Associação, criando um novo modelo de gestão e de objetivos. A Presidente informou a todos que a Associação está migrando de ser uma apoiadora das Escolas de formação para ser uma apoiadora dos profissionais formados. Neste sentido foi feito um estudo de transformação do Estatuto, inclusive com a proposta de mudança do nome da Associação. Este trabalho foi realizado com a facilitação do Sr. Hélcio Padrão, consultor e também aconselhador biográfico. h) Foi informado sobre o acompanhamento do processo junto ao CBO (Catalogo Brasileiro de Ocupações) e foi informado que a análise da solicitação foi transferida para o ano que vem. i) Conseguimos um desconto de 10% para todos os sócios na livraria antroposófica para livros editados por ela. j) Dentro do projeto das Regionais foi feito um encontro em Belo Horizonte.   Foram convidadas todas as pessoas que fizeram a formação biográfica, independente de serem sócios ou não. Contamos com a presença de 6 pessoas e a reunião foi muito proveitosa.  O ponto central foi o envolvimento das pessoas com a Associação e o que a Associação pode oferecer para os sócios. Foi visto que um dos pontos centrais da Associação deve ser o de apoiar o aconselhador biográfico recém-formado e criar outras condições de apoio para os profissionais que já estão estabelecidos. k) A Associação deve ser mais efetiva na divulgação e utilização dos meios de comunicação, como a utilização de pequenos vídeos no you-tube e cursos a longa distância e discussões on-line. Como propostas para o novo período eleitoral vigente foram definidas: a) continuar no trabalho dentro do site para que ele possa servir ao Aconselhador Biográfico criando de imediato que cada sócio tenha a sua página de divulgação e que ele mesmo possa alimentar esta página, dentro de critérios propostos por esta diretoria.b) Entrar em contato com uma assessoria virtual para fazer apoiar na construção dos filmes do you-tube. Fazer uma planilha de temas e autores. c) Dentro do you-tube criar duas vertentes de trabalho. A primeira para o público em geral, onde o objetivo é a divulgação do trabalho suscitando o interesse de participação e divulgação. A segunda para os aconselhadores biográficos, onde se teriam temas mais aprofundados, numa construção restrita de entrada, através de senha, e a terceira possibilidade exclusiva para sócios. d) Criar condições para fóruns temáticos, cursos de aprofundamento para profissionais já estabelecidos. e) Constituir dentre os sócios um grupo que possa supervisionar e apoiar o profissional recém-formado em sua carreira. f) Fomentar junto aos sócios a escrita de artigos e conteúdos que podem ter o cunho de fechados para sócios e abertos ao público em geral. g) Continuar fazendo parcerias de descontos com as instituições vinculadas a antroposofia. h) Fazer um port-folio da associação para procurar parcerias e financiamentos ligados a instituições antroposóficas e outras. i) Manter a parceria de apoio junto as Escolas de Formação Biográfica e ao Fórum Nacional das Escolas de Formação. j) Continuar elaborando o Informes procurando manter uma periodicidade de 2 em dois meses. k) Trabalhar para que mais aconselhadores possam se associar. l) Divulgar entre os sócios o  trabalho do Planejamento Estratégico e criar condições para sua execução. m) Foi feito um levantamento de temas a serem abordados, sem definição por qual veiculo de comunicação e dos diversos temas propostos ficou definido o tema sobre espelhamentos e metamorfoses. A idéia é fazer este encontro denominado “Encontro de trocas” junto com a Assembléia do ano que vem. Ficou definido o nome de Márcia Della Negra para trazer o tema. A diretoria da Associação irá fazer o convite. n) Ficou definido que as próximas assembléias serão nos estados de Minas Gerais e em Santa Catarina para que a associação possa apoiar as Escolas. Respectivamente no ano de 2016 e 2017. Mesmo sendo a Escola de Minas Gerais na cidade de Juiz de Fora ficou definido que a Assembléia será em Belo Horizonte por estar abrigando a sede da Associação. o) A Associação irá fazer o registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) dos nomes: “Aconselhador Biográfico” e “Formação Biográfica”. O título “Formação Biográfica” será entregue aos cuidados do Fórum Nacional das Escolas de Formação Biográfica, que é o órgão gerenciador das Escolas de Formação sendo representado pelos gestores das três escolas existentes.    Não tendo mais nada a tratar foi feito uma avaliação da reunião, onde todos saíram muito motivados e renovados dentro da sua profissão, tendo despertado um grande interesse

para os participantes que ainda estão em formação. A reunião foi dada por encerrada pela presidente e foi lavrada por mim, Alexandra Mettrau Gonçalves Gomes Pinto Guedes, da qual do fé neste livro e demais assinaturas constantes de folha própria devidamente registrada.

São Paulo, 14 de novembro de 2015

Berenice von Rückert