Aconselhador Biográfico

O que é o Trabalho Biográfico

Tomar a vida em suas próprias mãos” é como é definido o trabalho biográfico, por Gudrun Burkhard, sua criadora. Para isso é necessário cada um conhecer a sua história de vida, a sua biografia. Muitas vezes conhecemos biografias de pessoas famosas e não a nossa própria; outras vezes, através da psicanálise, conhecemos partes difíceis da nossa biografia, mas perdemos a visão do todo.

Na biografia atravessamos paisagens ensolaradas, outras mais escuras, encontramos na nossa caminhada pessoas que foram importantes para nós. Olhando para toda essa paisagem de vida, descobrimos que tudo está num contexto maior, e dentro de leis cósmicas maiores que determinam certos ritmos na nossa biografia e começamos a compreender o todo, e o significado maior de nossa missão.

No trabalho biográfico, caminhamos do passado para o presente, para a partir daí direcionarmos o nosso futuro, não nos deixando “levar” pela vida, mas direcionando essa vida com as rédeas mais firmes na mão e com perspectivas mais amplas.

Possibilidade de Trabalhos Biográficos

O trabalho biográfico pode ser desenvolvido:
Em grupo, em workshops aonde as pessoas vão para um local, em geral num hotel fazenda, se hospedam e propõem a dar um mergulho na compreensão de sua própria vida, percorrendo todos seus setênios fazendo uma grande análise e traçando caminho de autodesenvolvimento e mudanças. Compartilhando sua história com os outros participantes. Complementam este trabalho atividades artísticas,, atividades lúdicas e corporais, conteúdos de compreensão das diversas fases, mergulho em sua história e troca e escuta em trabalho em grupo.

Em consultório onde a pessoa passa por um processo de aprofundamento detalhado de sua história de vida, os encontros geralmente são semanais e o período de duração deve ser acordado com o aconselhador biográfico, em geral depende da idade e da situação de vida que se apresentar.

Além do trabalho denominado Introdução à biografia, onde se percorre a vida por todos os setênios ainda podem ser desenvolvidos:

Biográfico terapêutico – para pessoas que estão em processos de tratamento e queiram compreender o sentido da doença em sua vida, buscando um caminho de transformação. Deverão ser acompanhadas por aconselhadores biográficos que sejam também graduados em profissões da área de saúde

Biográfico higiênico – para pessoas que queiram se auto-conhecer e percorrer um caminho de entendimento de sua vida biografia fazendo análises em diferentes setores de seus setênios e traçando metas de modificações comportamentais e aprendizados. Podem ser acompanhadas por aconselhadores biográficos de diversas áreas acadêmicas.

Biográfico temático – Fundamentados e desenvolvidos à partir de um tema norteador, tanto pode ser elaborado abordando todos os setênios como pode ser pontual, abordando um trecho da vida conforme o tema desenvolvido.

Biográfico de acompanhamento familiar e educacional – Desenvolvido com os pais para a observação específica da educação ou em casos de crianças que necessitam de cuidados especiais.

Biográfico para escolha de carreira – Este é um trabalho muito específico que atua com adolescentes que estão na fase da escolha de carreira.

Coaching e couseling – Desenvolvido a partir de uma questão específica, elaborando a compreensão deste significado dentro da biografia como um todo,porém desenvolvendo modificações e traçando metas somente para o tema proposto.

Empresas, instituições e grupos – Desenvolvido por aconselhadores biográficos que estão na área de consultoria e empresas. Tem uma larga abrangência como: história biográfica da própria empresa ou instituição, sucessão familiar, mudança de carreira, trabalho setoriais e entre setores, formação de grupos entre outros. Pode ser abordado tanto para o 1º, 2º ou 3º setores.

Para o trabalho biográfico a idade mínima é de 28 anos. Casos específicos devem ser avaliados com o profissional que vai acompanhar o cliente.

Você também poderá se interessar: História | Escolas de formação

Você também poderá se interessar:       História  |     Escolas de formação